Os Tripes do Brasil
Identificação, Informações, Novidades

Você já viu um Tripes?

 

Dentre todos os insetos, os tripes estão entre os menores e menos conhecidos. Com tamanho variando de 0,5 a 1,5 milímetros, corpo delgado, e hábito de ficar em fendas e locais de difícil visualização, não é surpresa que sejam difíceis de encontrar.

 

A característica que mais chama atenção nos tripes são as asas franjadas, comum às mais de 6000 espécies descritas. Esta característica dá nome à ordem Thysanoptera (do grego “thysanos” = franja, “pteron” = asa). Porém, elas não são exclusivas de tripes, ocorrendo em outros insetos que também possuem o corpo pequeno. As características exclusivas dos tripes são o aparelho bucal assimétrico (em vez de possuir duas mandíbulas, os tripes possuem apenas a mandíbula esquerda), e os tarsos com arólios eversíveis (pequenas bolsinhas nas pontas das pernas, que ajudam os tripes a se grudarem nas superfícies).

 

As diferentes espécies de tripes apresentam uma variedade de hábitos alimentares. As espécies mais comumente encontradas são fitófagas, se alimentando em folhas, flores e frutos de diversas espécies de plantas. Algumas espécies de tripes são pragas em cultivos como: tomate, cebola, alho, alface, flores ornamentais e outros. Porém, a grande maioria das espécies de tripes se alimentam de fungos, sendo encontrados em folhas, troncos e galhos mortos. Existem ainda algumas espécies predadoras, inclusive de outros tripes. Por fim, há um gênero de tripes na América do Sul que parasitam cigarrinhas, um hábito único nos tisanópteros.

 

 

 

------------------------------------------

Postagem originalmente feita nas páginas do Laboratório de Entomologia Sistemática (LES) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Repostado aqui com permissão dos autores.

Facebook: https://pt-br.facebook.com/ufrgsles/

Instagram: https://www.instagram.com/lesufrgs/



Publicado em: 16/12/2020
Autores: Mariana Lindner


Atendimento


Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande

Campus Carreiros: Av. Itália km 8

Bairro Carreiros



(51) 9812-37076


cavalleri_adriano@yahoo.com.br

Curta nossa Fan Page

Thysanoptera © Todos Direitos Reservados 2021

Facebook Instagram Linkedin

Hostche - Criação de Sites