Referência original: John (1928) A new Frankliniella (Thysanoptera) from Brazil. Bulletin et Annales de la Societe Entomologique de Belgique 68 (8): 152–154.
Espécie não estudada no presente trabalho. Apresenta corpo amarelo, mas o segmento abdominal X e a região posterior do segmento IX possuem coloração castanho-escura. O antenômero V é escurecido na metade apical e o disco do pedicelo do antenômero III possui uma nítida dilatação.
Macho desconhecido.
Variação intraespecífica
Sem registro.
Informações do gênero e espécies similares
Frankliniella é um dos maiores gêneros da ordem Thysanoptera, compreendendo mais de 160 espécies descritas. Cerca de 90% das espécies são neotropicais, e sua taxonomia é normalmente complexa. Quase todas as espécies possuem antenas com 8 segmentos, três pares de cerdas ocelares e asas anteriores com duas fileiras completas de cerdas. Aproximadamente 40 espécies são registradas para o Brasil, sendo que quase metade foram originalmente descritas no país. Frankliniella condei assemelha-se a Frankliniella gardeniae em estrutura, mas diferencia-se desta espécie pela coloração castanho-escura no final do abdômen. As antenas também são mais estreitas que em F. gardeniae, com o antenômero V apresentando coloração escura na metade apical e o disco presente no pedicelo do antenômero III não é tão dilatado. Uma chave para as espécies de Frankliniella do Brasil está disponível em Cavalleri & Mound (2012).
Distribuição no mundo
Brasil.
Distribuição no Brasil*
São Paulo.
*Dados da literatura e dos autores.
História de vida
Desconhecida, mas provavelmente vive em flores; o espécime-tipo foi coletado em Bromeliaceae.
Importância econômica
Sem registros.
Referências sugeridas
Cavalleri A & Mound LA (2012) Toward the identification of Frankliniella species in Brazil (Thysanoptera, Thripidae). Zootaxa 3270: 1–30.
Mound LA & Marullo R (1996) The Thrips of Central and South America: An Introduction. Memoirs on Entomology, International 6: 1–488.