Os Tripes do Brasil
Identificação, Informações, Novidades

Hercinothrips bicinctus

Hercinothrips bicinctus (Bagnall, 1919: 258).

Referência original: Bagnall RS (1919) Brief descriptions of new Thysanoptera X. Annals and Magazine of Natural History (9)4: 253–277.

 

Família

Thripidae, Panchaetothripinae

 

Informações sobre nomenclatura

http://thrips.info/wiki/Hercinothrips_bicinctus 

 

Diagnose

Corpo castanho, abdômen mais escuro; cabeça amarela na região anterior, assim como os segmentos abdominais IX–X; tarsos e tíbias amarelos, exceto as tíbias medianas, que são distintamente castanhas medialmente; segmentos antenais I & III–VIII amplamente amarelos; II castanho; asas anteriores com coloração em faixas, escurecidas na base e com duas faixas transversais castanho-escuras finas, ápice claro. Cabeça reticulada e com crista occipital transversal. Antenas com 8 segmentos, III & IV com cones sensoriais bifurcados e delgados; VIII alongado. Pronoto reticulado e sem cerdas longas; retículas com marcas internas. Endofurca mesotorácica sem espínula e endofurca metatorácica com um par de braços longos e curvos se estendendo ao mesotórax. Mesonoto sem divisão longitudinal medialmente. Metanoto com uma área de reticulações fracamente definidas medialmente, quase formando um triângulo; cerdas medianas longas; sensilas campaniformes presentes e situadas na região anterior. Tarsos com dois segmentos. Asas anteriores com duas fileiras completas de cerdas. Tergitos abdominais finamente esculturados com retículas alongadas, inclusive medialmente; cerdas medianas diminutas e distantes entre si; margem posterior do tergito VIII com um pente de microtríquias lateralmente; tergito X parcialmente dividido medialmente. Ambos os sexos macrópteros.

 

Machos um pouco mais claros; esternitos III–VII com pequenas placas porosas transversais e estreitas; esternito IX com três pares de cerdas robustas, parecidas com espinhos.

 

Variação intraespecífica

Segmentos abdominais IX–X às vezes não são distintamente mais claros que o resto do abdômen.

 

Informações do gênero e espécies similares

Hercinothrips é um gênero africano que inclui nove espécies, a maior parte delas amplamente distribuídas pelo mundo. Os membros desse gênero são incomuns, mas não únicos entre os Panchaetothripinae, por possuírem asas anteriores com duas fileiras completas de cerdas e tarsos com dois segmentos. Hercinothrips bicintus é muito parecida com a espécie comum H. femoralis, mas é normalmente distinguida pelas seguintes características: segmentos antenais VI–VIII uniformemente amarelos; tíbias medianas bicoloridas e asas anteriores extensivamente claras medialmente.

 

Distribuição no mundo

Descrita originalmente da Bélgica, é possivelmente de origem africana. É amplamente distribuída na Europa e leste da África, e também registrada para a Austrália e Brasil.

 

Distribuição no Brasil*

São Paulo. Este registro ainda precisa de confirmação.

*Dados da literatura e dos autores

 

História de vida

Conhecido como o tripes causador de prateamento em bananeiras (Banana Silvering Thrips), esta espécie vive em folhas maturas de diversas espécies de plantas. É encontrado em bananeiras na África e em estufas na Europa. No Brasil, foi coletado em Hylocereus undatus (Cactaceae).

 

Importância econômica

Foi reportada como uma peste de menor importância em estufas na Europa e causando danos às folhas de bananeira na África (Wilson 1975). As áreas danificadas desenvolvem marcas prateadas, pontilhadas com as fezes escuras do tripes.

 

Referências sugeridas

Mound LA (1970) Studies on heliothripine Thysanoptera. Proceedings of the Royal Entomological Society of London 39: 41–56. 

Wilson TH (1975) A monograph of the subfamily Panchaetothripinae (Thysanoptera: Thripidae). Memoirs of the American Entomological Institute 23: 1–354.


Publicado em: 28/12/2016
Postado por: Adriano

Galeria de fotos:

Atendimento


Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande

Campus Carreiros: Av. Itália km 8

Bairro Carreiros



(51) 9812-37076


cavalleri_adriano@yahoo.com.br

Curta nossa Fan Page

Thysanoptera © Todos Direitos Reservados 2020

Facebook Instagram Linkedin

Hostche - Criação de Sites