Os Tripes do Brasil
Identificação, Informações, Novidades

Zeugmatothrips cinctus

Zeugmatothrips cinctus Hood, 1952: 170.

Referência original: Hood JD (1952) Brasilian Thysanoptera III. Proceedings of the Biological Society of Washington 65: 141–174.

Família

Phlaeothripidae, Idolothripinae

Informações sobre nomenclatura

https://thrips.info/wiki/Zeugmatothrips_cinctus 

Diagnose

Fêmea macróptera; coloração do corpo majoritariamente castanho-escura, inclusive pernas, com segmentos abdominais I e II claros; antenômero III amarelo mas escurecido basalmente, IV–VII amarelos. Antena com 8 segmentos, antenômeros III com 2 e IV com 2 cones sensoriais, III mais curto que o IV; antenômeros basais com cerdas robustas e capitadas dorsalmente: I, II e V com uma, III e IV com duas cerdas cada. Cabeça mais longa que larga, esculturação dorsal reticulada; 2 pares de cerdas dorsais capitadas e robustas, par mediano mais curto que o par pós-ocular e posicionado próximo deste; estiletes maxilares em formato de V, distantes um do outro mais da metade da largura da cabeça, se estendendo quase até a base da cerda dorsal mediana. Pronoto com 5 pares de cerdas robustas e capitadas, com tubérculos na base, pares anteroangular e epimeral mais longos; proesterno com basantra ausente. Metanoto com um par de cerdas medianas longas. Metatórax com suturas esternopleurais ausentes. Pelta reticulado e dividido: placa mediana com margem anterior arredondada e projeções laterais na base, placas laterais pequenas e com uma cerda robusta e capitada cada. Tergito abdominal II com 1 ou 2 pares de cerdas laterais bem desenvolvidas, III com 2 ou 3 pares; tergitos II–VII com 1 par de cerdas retentoras de asas. Tubo quase cilíndrico, cerca de 5,6x mais longo que a largura basal, com múltiplas cerdas laterais. Pernas similares em aparência, tarso anterior sem dente tarsal. Asas anteriores sem cerdas duplicadas.

Macho macróptero e similar à fêmea, pernas anteriores sem dente tarsal. Placas porosas ausentes.

Variação intraespecífica

A coloração dos segmentos antenais VI e VII é variável, de amarelo a acastanhado. O par de cerdas laterais externas dos tergitos abdominais II e III pode variar em espessura e curvatura.

Informações do gênero e espécies similares

Zeugmatothrips é um gênero com quase 20 espécies, distribuídas pelas florestas tropicais das Américas. Apresenta uma série de características incomuns, que ajudam a diferenciar este gênero de outros Idolothripinae: antena com cerdas dorsais robustas e capitadas nos segmentos basais, antenômero III mais curto que o IV; cabeça mais longa que larga, com as cerdas dorsais medianas robustas e capitadas, frequentemente tão longas quanto as cerdas pós-oculares; dente tarsal ausente tanto em machos quanto em fêmeas; asas anteriores sem cerdas duplicadas; tubo longo com múltiplas cerdas laterais. Zeugmatothrips cinctus é a única espécie brasileira do gênero que possui pernas totalmente escuras, pelta dividido e segmentos abdominais I e II mais claros que o restante do corpo, formando uma “faixa” clara. Uma chave para as espécies de Zeugmatothrips está disponível em Mound & Palmer (1986).

Distribuição no mundo

Descrita do Brasil.

Distribuição no Brasil

http://fauna.jbrj.gov.br/fauna/faunadobrasil/66581 

História de vida

Encontrada principalmente em florestas tropicais, onde vive em folhas mortas grandes, alimentando-se de esporos de fungos. 

Importância econômica

Sem registro.

Referências sugeridas
Hood JD (1952) Brasilian Thysanoptera III. Proceedings of the Biological Society of Washington 65: 141–174.

Mound LA & Palmer JM (1983) The generic and tribal classification of spore-feeding Thysanoptera (Phlaeothripidae: Idolothripinae). Bulletin of the British Museum (Natural History). Entomology 46: 1–174. 

Mound LA & Palmer JM (1986) Patterns of speciation in Neotropical spore-feeding thrips of the genus Zeugmatothrips. Amazoniana 9: 581–594. 


Publicado em: 15/01/2017
Postado por: Mariana Lindner

Galeria de fotos:

Atendimento


Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande

Campus Carreiros: Av. Itália km 8

Bairro Carreiros



(51) 9812-37076


cavalleri_adriano@yahoo.com.br

Curta nossa Fan Page

Thysanoptera © Todos Direitos Reservados 2026

Facebook Instagram Linkedin

Hostche - Criação de Sites