Diagnose Corpo bicolorido, principalmente castanho mas com região mediana da cabeça, meso-metanoto, pernas (exceto ápice dos fêmures posteriores) e partes do abdômen amarelas; segmentos antenais I–II e VI–IX castanhos, III–V amarelos na base e castanhos no ápice; asas anteriores uniformemente castanhas, com mancha circular pálida próxima da base. Cabeça com esculturação estriada exceto dentro da região ocelar; três pares de cerdas ocelares presentes.Antena com 9 segmentos, III & IV com cones sensoriais bifurcados. Pronoto estriado transversalmente; um único par de cerdas posteroangulares longas, sem cerdas longas na margem anterior.Endofurcas meso e metatorácicas sem espínula. Metanoto estriado transversalmente anteriormente, reticulado com marcas internas posteromedialmente; sensilas campaniformes ausentes; dois pares de cerdas robustas.Primeira fileira de cerdas das asas anteriores amplamente incompleta, segunda fileira completa, com cerdas próximas entre si. Tergitos abdominais II–VII com várias linhas de esculturação lateralmente; II–VII com um par de cerdas medianas longas e próximas entre si; II–VI com pente posteromarginal de microtríquias incompleto, VII–VIII com pente completo. Esternitos com três pares de cerdas longas localizadas à frente da margem posterior.
Machos macrópteros e menores que as fêmeas; com região glandular entre os esternitos II e III.
Variação intraespecífica Sem registro.
Informações do gênero e espécies similares Este gênero neotropical é composto por dez espécies, todas com antenas com nove segmentos antenais e placa porosa dos machos localizada na área antecostal do esternito abdominal III. Enneothrips amazonicus é similar em coloração e esculturação a E. flavens, mas pode ser distinguida pela presença de um pente completo de microtríquias no tergito abdominal VII, e segmentos abdominais mais amplamente castanhos. Uma chave para as espécies de Enneothrips está disponível em Vieira et al. (2024).
História de vida Desconhecida, provavelmente fitófaga. Espécimes da série-tipo foram coletados de diversas plantas, incluindo uma espécie de Fabaceae e uma de Zingiberaceae, mas sem especificar se há alguma associação com estas plantas.