Os Tripes do Brasil
Identificação, Informações, Novidades

Uzelothripidae do Brasil

 

Essa família é conhecida apenas de duas espécies, Uzelothrips scabrosus, que foi descrita a partir de machos ápteros, e fêmeas macrópteras e apteras coletadas no sul do Brasil; e a espécie fóssil Uzelothrips eocenicus, conhecida apenas de amostras de âmbar do Eoceno inferior encontradas na França. Aparentemente, U. scabrosus é originária da América do Sul, e hoje é também mencionada para a Angola, Austrália, Cingapura e Indonésia. Esta espécie vive em galhos mortos aonde provavelmente se alimenta em hifas de fungos.

 

A estrutura das antenas, abdome e asas anteriores é tão especializada que as relações de parentesco desse grupo permanecem obscuras. Adultos de Uzelothrips são minúsculos, geralmente ápteros, e possuem a superfície do corpo fortemente esculturada, com um craspedum em lóbulos na margem posterior de cada tergito. Eles possuem também cabeça com tentório muito desenvolvido e as cerdas das asas anteriores saem de soquetes, como em todos os Terebrantia. A antena possui apenas 7 segmentos, com o antenômero VII pelo menos 30 vezes mais longo que largo, e antenômero III com uma curiosa área sensorial circular localizada ventralmente. O ovipositor é membranoso e sem valvas desenvolvidas.

 

Clique aqui para conhecer Uzelothrips scabrosus.

 

References suggested:

Mound LA & Marullo R (1996) The Thrips of Central and South America: An Introduction. Memoirs on Entomology, International 6: 1–488.

Mound LA, Heming BS & Palmer JM (1980) Phylogenetic relationships between the families of recent Thysanoptera. Zoological Journal of the Linnean Society of London 69: 111–141.

Tree DJ (2009) Disjunct distribution of Uzelothripidae (Thysanoptera) new to Australia. Zootaxa 2009: 67–68.


Publicado em: 27/01/2018
Postado por: Adriano

Galeria de fotos :

Atendimento


Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande

Campus Carreiros: Av. Itália km 8

Bairro Carreiros



(51) 9812-37076


cavalleri_adriano@yahoo.com.br

Curta nossa Fan Page

Thysanoptera © Todos Direitos Reservados 2022

Facebook Instagram Linkedin

Hostche - Criação de Sites