Não é raro estudantes e pesquisadores ficarem em dúvida em como se referir aos estágios juvenis dos tripes. Embora o primeiro e segundo instar seja parecido com os adultos, o termo ninfa, usado tradicionalmente para os insetos hemimetábolos, deve ser evitado.
Normalmente, a maioria dos pesquisadores chamam os dois primeiros ínstares de larvas (que são ativas e se alimentam), e os últimos de pupas (que são inativas e não se alimentam). Estes termos tradicionais vem sendo amplamente usados, independentemente das objeções expressas por entomologistas, incluindo alguns especialistas em Thysanoptera.
Grandes mudanças ocorrem durante os estágios de inatividade, comparável àquelas exibidas por insetos endopterigotos, sendo que alguns músculos, intestino, tubos de Malpighi desaparecem ou são reconstruídos. Neste sentido, os termos LARVA e PUPA são preferíveis à NINFA - um termo mais apropriado para insetos hemimetábolos, em que as mudanças durante o estágio inativo são notadamente menos intensas do que durante a metamorfose nos tripes.