Um novo invasor ameaça as plantas ornamentais do Brasil!
Em setembro de 2023, uma espécie asiática, conhecida como tripes-oriental-dos-lírios, foi encontrada em plantas ornamentais no sul do país (RS e SC). Os insetos foram coletados em plantas muito usadas por jardineiros e paisagistas, como a moréia (branca e amarela) (Dietes spp.) e a grama-preta (Ophiogon spp.).
Por que isso é preocupante?
O tripes Taeniothrips eucharii é uma praga de inúmeras ornamentais, especialmente de plantas das famílias dos lírios (Liliaceae) e das amarílis (Amaryllidaceae). Quando esses insetos sugam a seiva das folhas e ramos das plantas, deixam cicatrizes e manchas que depreciam o valor dessas plantas no mercado. No Japão, essa praga vem causando grandes perdas em cultivos de lírios do gênero Eucharis.
Riscos adicionais
Além dos danos físicos causados pelo aparelho bucal picador-sugador, esse inseto é vetor de uma virose que pode causar danos ainda mais significativos para as plantas. Atualmente, esse vírus está registrado apenas na China, mas com a expansão da distribuição dessa espécie, ele pode ser transportado para outros países de maneira silenciosa.
Primeiro registro na América do Sul!
Este é o primeiro registro desse inseto para a América do Sul e é crucial que jardineiros, paisagistas e autoridades fitossanitárias estejam atentos a essa nova ameaça.
Mais informações
Para saber mais sobre esse novo desafio para nossas plantas ornamentais, confira o artigo completo.