Os Tripes do Brasil
Identificação, Informações, Novidades

Os tripes: quem são eles?

 

Os tripes ou trips são insetos minúsculos, pertencentes à ordem Thysanoptera. Em algumas regiões do Brasil são conhecidos também como amintinhas, azucrinóis, barbudinhos ou lacerdinhas (Buzzi & Miyazaki 1999).

 

Atualmente são reconhecidas mais de 6100 espécies de tripes. Entretanto, considerando os espécimes não estudados que estão depositados em coleções científicas ao redor do mundo, este número pode chegar a 10.000 (Mound 2002; ThripsWiki). O Brasil possui uma fauna muito representativa de Thysanoptera, com cerca de 600 espécies listadas para o país, o que representa quase 10% do total de espécies da ordem.

 

Os tripes são os únicos insetos que apresentam um aparelho bucal picador sugador assimétrico, no qual apenas a mandíbula esquerda é desenvolvida; e uma vesícula eversível na extremidade do tarso (arólio), que facilita a adesão ao substrato.

 

No entanto, a característica mais marcante destes insetos é a presença de franjas com longas cerdas nas asas, que dão nome ao grupo (do grego thysanos = franja e pteron = asa). No entanto, adultos de várias espécies de tripes não possuem asas.

 

Estes insetos possuem tamanho diminuto, e o comprimento do corpo varia de 0,5 mm a 15 mm. A coloração dos adultos é variada, sendo comum encontrarmos espécies de cor esbranquiçada, amarelada, ou castanho-escura. As larvas dos tripes possuem aparência similar a dos adultos, embora a coloração do corpo seja geralmente distinta.

 

Os Thysanoptera são amplamente conhecidos como fitófagos sugadores de seiva, sendo encontrados principalmente em flores de diversas plantas. Entretanto, quase 50% de todas as espécies alimentam-se só em fungos enquanto algumas predam pequenos insetos e ácaros. Certas espécies podem, eventualmente, utilizar exsudatos de Lepidoptera, succionar sangue ou serem ectoparasitos de outros insetos (Lewis 1973; Cavalleri et al. 2010).



Publicado em: 02/05/2018
Autores: Adriano Cavalleri


Atendimento


Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande

Campus Carreiros: Av. Itália km 8

Bairro Carreiros



(51) 9812-37076


cavalleri_adriano@yahoo.com.br

Curta nossa Fan Page

Thysanoptera © Todos Direitos Reservados 2018

Facebook Instagram Linkedin

Hostche - Criação de Sites