Os Tripes do Brasil
Identificação, Informações, Novidades

O Projeto

 

Este projeto compreende uma extensa base de dados sobre os tripes do Brasil e uma moderna ferramenta de identificação de Thysanoptera do país. As informações e chaves de identificação foram compiladas e produzidas nos últimos 5 anos, e estão disponíveis neste website em português e em inglês.

 

Para quem?

Este website é destinado a entomólogos, ecólogos, agrônomos e qualquer pesquisador ou estudante que tenha interesse em Thysanoptera.

 

Para que?

O projeto Tripes do Brasil iniciou em 2011 em Canberra quando os pesquisadores Adriano Cavalleri (Brasil) e Laurence Mound (Austrália) viram a necessidade de criar uma plataforma para compartilhar informações taxonômicas e biológicas dos Thysanoptera do Brasil. O objetivo principal foi desenvolver chaves de identificação interativas, ilustradas e de fácil uso para o reconhecimento das espécies de tripes de importância econômica e científica do país. Esse sistema de identificação foi elaborado utilizando a plataforma Lucid3, a mesma utilizada em muitos sistemas de identificação taxonômica ao redor do mundo. Ao longo do projeto, outros especialistas brasileiros somaram-se à equipe para que este website fosse produzido.

  

Neste website o usuário terá acesso a chaves de identificação para as 6 famílias de Thysanoptera registradas para o Brasil e para mais de 150 espécies de tripes da subordem Terebrantia, que abriga a maioria das espécies de importância econômica. Todas as espécies brasileiras da subordem Tubulifera encontram-se listadas aqui, e uma chave de identificação destas espécies será disponibilizada futuramente.

 

Para aqueles que desejam iniciar seus estudos com tripes, indicamos este website como um interessante ponto de partida. O usuário encontrará informações gerais sobre Thysanoptera e dados sobre a morfologiabiologia e distribuição geográfica de todas as espécies registradas para o país. Na seção Coleta & Montagem é possível conhecer os principais métodos para coletar, preservar e preparar os tripes para estudos taxonômicos.

 

Por fim, esta plataforma tem a intenção de ser dinâmico e interativo. Bibliografias e notícias são continuamente adicionadas e contribuições dos usuários são bem vindas. Para enviar suas sugestões, correções e comentários, entre contato com os autores aqui

 

Por quê?

A identificação correta de um organismo é a etapa inicial para solucionar qualquer problema na indústria, na agricultura e na pesquisa científica. Apesar da importância da taxonomia, a maioria dos pesquisadores tem pouco interesse em conhecer os caracteres taxonômicos, considerando a identificação como tarefa exclusiva dos especialistas.

 

Esta situação é particularmente comum nos estudos com Thysanoptera, aonde há poucos especialistas capazes de identificar as espécies de tripes em nível específico. Isto provavelmente ocorre devido ao tamanho diminuto e taxonomia complexa destes insetos, que geralmente utiliza características difíceis de serem observadas. Mesmo para aquelas espécies de importância econômica, é exigida do identificador uma experiência prévia, domínio da técnica de preparação de lâminas de microscopia e bibliografia especializada. No Brasil, soma-se ainda o fato de não existir uma chave de identificação de amplo e fácil acesso, que contemple a maioria das espécies de tripes de importância agrícola e científica do Brasil.

 

Esta plataforma é a primeira compilação de dados taxonômicos e biológicos de tripes do país, com o uso de taxonomia atualizada e apresentado em uma interface moderna e de fácil utilização. Finalmente, este projeto é pioneiro no uso de plataformas interativas (link para chaves) para a identificação de Thysanoptera em toda a América Latina.



Atendimento


Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande

Campus Carreiros: Av. Itália km 8

Bairro Carreiros



(51) 9812-37076


cavalleri_adriano@yahoo.com.br

Curta nossa Fan Page

Thysanoptera © Todos Direitos Reservados 2018

Facebook Instagram Linkedin

Hostche - Criação de Sites