Referência original: de Santis L (1960) Un nuevo Tisanóptero gigante del Brasil. Actas y trabajos del Primer Congreso Sudamericano de Zoología 3: 57–60.
Macho macróptero; coloração do corpo majoritariamente castanho-escura, abdômen quase preto, tarsos medianos e posteriores mais claros;antenômero I castanho-escuro, II castanho basalmente e mais claro apicalmente, demais antenômeros majoritariamente amarelados com ápices e bases escurecidos; asas quase hialinas, linha mediana castanho-escura. Antena com 8 segmentos, antenômeros III com 1 e IV com 2 cones sensoriais; antenômeros III–V extremamente alongados e em forma de clava. Cabeça mais longa que larga, estriada transversalmente; com um par de cerdas pós-oculares longas e dois pares de cerdas laterais robustas; margens laterais retas. Pronoto com 2 pares de cerdas bem desenvolvidas (anteroangular e epimeral), demais cerdas curtas; prosterno com basantra ausente. Mesonoto com esculturação poligonal irregular. Metanoto irregularmente reticulado, com um par de cerdas longas e robustas medialmente, e múltiplas cerdas curtas finas nos ângulos anteriores. Metatórax com suturas esternopleurais ausentes. Tergitos abdominais II–VII com 1 par de cerdas retentoras de asas. Placas porosas ausentes. Tubo cilíndrico, pouco mais de 8x mais longo que a largura basal, com múltiplas cerdas laterais. Pernas anteriores robustas; fêmur anterior com uma fileira de 3 cerdas apicalmente; tarso anterior com dente tarsal grande. Asas anteriores com cerca de 53–58 cerdas duplicadas.
Fêmea desconhecida.
Variação intraespecífica
Desconhecida.
Informações do gênero e espécies similares
Actinothrips é um gênero com 13 espécies, todas da região Neotropical. Faz parte de um grupo de gêneros de Idolothripinae que apresentam cabeça longa, projetada à frente dos olhos e com múltiplas cerdas longas, basantra fracamente desenvolvida ou ausente, suturas esternopleurais do metatórax ausentes, e tubo muito alongado, com múltiplas cerdas lateralmente. Machos de diversas espécies de Actinothrips apresentam grande variação morfológica, com formas menores e maiores; enquanto as fêmeas de diferentes táxons tendem a ser muito semelhantes, dificultando a distinção entre espécies. Machos de Actinothrips gargantua diferem de machos de A. bondari e A. trichaetus por possuírem um longo dente tarsal; e de A. femoralis e A. pedalis pela menor quantidade de cones sensoriais nos antenômeros III e IV, além de possuir apenas dois pares de cerdas pronotais mais longas.Uma chave para machos de algumas espécies de Actinothrips está disponível em Mound (1991).